sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ÁFRICA -MOÇAMBIQUE- SOFALA-NHAMATANDA

 
Nhamatanda

O distrito de Nhamatanda localiza-se no centro da província e ocupa uma área de 3.975 km2, com uma densidade populacional de aproximadamente 41,8 habitantes por km2. A população total é de 165.958 habitantes. O distrito está dividido em dois postos administrativos Tica e Nhamatanda (sede) - e sete localidades. O governo está representado pelas Direcções Distritais de Agricultura e Pescas, de Educação, Juventude e Desporto, Indústria, Comércio e Turismo, das Obras Públicas e Habitação, da Saúde e de Coordenação da Acção Social.
A coordenação da actividade governativa é feita através de reuniões com todos os sectores. A autoridade tradicional também está presente e activa.
 POSSE DE TERRA
 Nhamatanda é um distrito com densidade populacional moderada, o que faz com que haja pressão e conflitos para obter recursos, principalmente a terra.
A área cultivada pelo sector familiar é de 21.560 hectares que corresponde a aproximadamente 5% do total da área do distrito. O acesso à terra é determinado pelas autoridades tradicionais e pela administração do distrito.

SECTOR COMERCIAL
 O distrito mantém fortes ligações comerciais com a capital provincial, uma vez que o corredor de Beira passa por Nhamatanda, há muitas possibilidades de investimentos. A maior limitação é a incapacidade de produzir excedentes em quantidades significativas. Existé sistemas formais de crédito implantados bem como os informais. Nhamatanda é acessível por estrada e em termos de telecomunicações por telefone e ligações via rádio.
SECTOR SOCIAL
 Em termos de infraestruturas, o distrito tem 1 hospital rural, 7 centros de saúde, 7 postos de saúde, 1 escola secundária, 4 escolas primárias do segundo grau e 40 escolas primárias do primeiro grau.
O distrito ainda não foi declarado livre de minas, o que faz com que haja um impacto negativo na actividade económica e social, principalmente na agricultura, pecuária, caça, busca de água e lenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário